Foto: Eduardo Ramos (Arquivo/Diário)
Aberto em julho de 2018 com apenas um ambulatório – de doenças crônicas –, o Hospital Regional alcançou uma importante marca neste mês: mil cirurgias. Na terça-feira (29), em entrevista ao programa F5, da CDN 93.5 FM, o diretor técnico do complexo, Vinícius Menegola, destacou o trabalho e o atendimento “de excelência” aos pacientes. “É um marco importante para Santa Maria e região, e também para o Hospital Regional”, afirmou ele, sobre os números do bloco cirúrgico, inaugurado no final de outubro de 2021.
Com 100 leitos em funcionamento dos 198 prometidos, o Regional, que é administrado pelo Instituto de Cardiologia, atende pacientes de 34 municípios. “O Hospital Regional está abrindo aos poucos”, frisou Menegola, enfatizando que a estrutura “está sendo muito bem pensada e sem atropelo” pelo governo do Estado. “Em algum momento”, segundo o diretor técnico, o Regional funcionará com sua capacidade integral.
Construída com recursos públicos, a estrutura de saúde, conforme o diretor técnico, veio para suprir a demanda de cirurgias eletivas represadas, e que o Regional tem prestado um importante serviço para a região. “Eu tenho muita coisa boa para falar do Hospital Regional. E exatamente essa é a intenção: que a gente mude esse paradigma de que o Hospital Regional é um elefante branco na sala. Muito pelo contrário: o Hospital Regional já é referência em traumatologia, é referência atual de neurocirurgia tanto de média quanto de alta complexidade”, argumentou Menegola.
Sem dúvida, o complexo de saúde presta um serviço de muita relevância à população e de ótimo atendimento, conforme relato dos pacientes a reportagens do Diário. Agora, imaginem, se o Regional estivesse funcionando a pleno vapor desde que foi aberto. A diferença na vida dos pacientes seria, ainda, muito mais essencial.